Recanto de Calíope criado



Saudações a todos e a todas! Chamo-me Fátima Menezes e é com imensa felicidade que declaro que hoje, 29 de novembro de 2011, oficialmente fundo o Recanto de Calíope. Após dias de planejamento e testes no layout – que acabou nem ficando essas coisas –, lanço o primeiro post!

O que posso dizer? Estou muito contente de, após tanto tempo, voltar à blogosfera. É incrível como este ambiente estimula a gente a escrever, comunicar-se e fazer amizades. Olho para esta simples página na web e sonho com muitos seguidores, comentários, parcerias, prêmios, conteúdo de qualidade... Sonhos altos demais? Talvez. Isso vou ter de esperar para ver.

Dedico este post a esclarecer alguns assuntos sobre o blog. Para tornar isso menos monótono, usarei a dinâmica de perguntas e respostas (sim, a mim mesma. xD). Aí vai:

1. Por que o nome “Recanto de Calíope”?

Entre as encantadoras e variadas figuras da mitologia grega, encontramos as musas, nove deusas irmãs, filhas dos deuses Mnemosine – titânide, filha de Urano e Gaia, personificação da memória – e Zeus.

As musas possuíam a capacidade de inspirar a criação artística ou científica. De seu nome se origina a palavra “museu”. Cada musa estava associada a áreas do conhecimento específicas, a saber:

  • Calíope (Bela Voz): poesia épica, ciência em geral e eloquência. Era a mais velha e sábia das musas, considerada, por alguns, a rainha dessas. 
  • Clio (A Proclamadora): musa da história e da criatividade.
  • Érato (Amável): poesia lírica. Por vezes, é representada com uma coroa de rosas.
  • Euterpe (A Doadora de Prazeres): música.
  • Melpômene (A Poetisa): apesar de seu canto alegre, era a musa da tragédia.
  • Polímnia (A De Muitos Hinos): musa da poesia sagrada, dotada de forte ar pensativo. Também era musa da geometria, meditação e agricultura.
  • Tália (A Que Faz Brotar Flores): comédia.
  • Terpsícore (A Rodopiante): musa da dança.
  • Urânia (A Celestial): musa da astronomia e da astrologia.

Muitos afirmam que as musas eram virgens, embora haja controvérsias quanto a isso.


Pois é. O nome do blog é uma homenagem à musa Calíope. Pelo amor de Deus, não fiz isso no intento de me comparar a ela. Este é o Recanto de Calíope em razão de buscar inspiração para as mais variadas formas de conhecimento, tanto poético quanto científico. O blog não se restringirá a uma área, como a música ou a história, mas abordará diversos assuntos. Logo, considerei Calíope o ícone mais adequado para o mesmo.

A ideia de usar uma musa grega, por sua vez, veio de um excelente professor de história que conheci ano passado. O professor era o orientador de minha equipe na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e, como tal, sugeriu que déssemos ao grupo o nome Amantes de Clio. Daí, para eu pensar em Calíope na hora de colocar o nome do blog, não demorou muito.

2. Que temas o Recanto de Calíope abordará?

Quase tudo. Não digo tudo porque é impossível. Mas pretendo publicar resenhas, contos, crônicas, poemas, charges, artigos de opinião, textos didáticos, curiosidades, notícias, músicas, vídeos, material técnico e o que mais vier ao caso. Além disso, estou sempre aberta a sugestões.

3. Como é seu estilo de escrever?

Não ouso dizer que tenho um estilo próprio, porém minha escrita varia de acordo com o texto, o propósito e a situação. Quando houver necessidade de objetividade, esforçar-me-ei o máximo para mantê-la, embora todos saibamos que a objetividade absoluta não existe. Se o texto for subjetivo, tentarei não deixá-lo direto e impessoal demais. Ah, vale lembrar que gosto de criticar e ironizar, então vocês também poderão se deparar com isso.

4. Posso publicar um texto no seu blog?

Sabe, será uma honra se alguém chegar a me pedir isso um dia. Para esse caso improvável, digo: claro que pode! Entre em contato comigo e publicarei seu texto, com seu nome e o que mais quiser como crédito. Só peço que faça algo legal. Quanto à ortografia, posso ajudá-lo. Tenho certo conhecimento nessa área.

5. Como saber mais sobre o blog?

Você pode consultar a página Sobre do Recanto de Calíope, bem como pode perguntar nos comentários ou entrar em contato comigo por outro meio. Uma ótima maneira de saber mais sobre o blog é aguardar e ler o conteúdo que vem por aí. ;)

Fontes utilizadas: Wikipédia.

É isso, pessoal. Creio que deu para esclarecer o que é o blog, por que o criei e quais seus objetivos. Dúvidas? Não hesite em comentar, por favor

9 comentários:

  1. quanto à ortografia, aqui vai uma ajudinha: não ocorre crase antes de pronome oblíquo.

    ResponderExcluir
  2. "Muitos afirmam que as musas eram virgens, embora haja controvérsias quanto a isso."

    Que pena :>)...
    Se tiverem sido/forem mesmo. Seria uma sensação, a menos que teriam, que limitaria suas bagagens de experiencia, para inspirar.
    Na verdade algumas pessoas têm a virgindade como uma virtude, algo que os torna melhor.
    Nada mais equivocado em minha opinião. Ser ou não ser (ó... essa frase não me é estranha :>)), não melhora ou piora ninguem.
    Ah, e te digo por experiencia propria e relatos de amigos: Sexo não é essa coisa toda que imaginamos, antes de o realizarmos. Fantasiamos e desejamos tanto, achando que será o paraiso na terra :>)... É na grande maioria, principalmente, nas primeiras vzs, bem frustrante. Depois vai ficando até bom :>)... e só... Parafraseando Woody Allen: " O principal orgão sexual, é o cerebro"

    ResponderExcluir
  3. Bem vinda querida, pode contar comigo com os RT's e Curtir's da vida. Algumas pessoas pensam, que, pelo fato de ter estudado Matemática e hoje ser professor, não gosto de leitura, romance, um belo conto, etc., se enganam! :D

    De vez em quando passarei por aqui. Indico que leia os textos e contos em: http://sandracajado.com.br/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá, William! Haha, você adora levantar "polêmicas", não é? Em minha singela opinião, dada a promiscuidade sexual dos deuses gregos, é difícil achar uma musa virgem...

    ResponderExcluir
  5. Professor Edigley! É um prazer tê-lo aqui!

    Ora, por que as pessoas insistem em pensar que não se pode conciliar Humanas e (Bio)Exatas? Tive um professor de biologia que sabia de tudo um pouco: história, literatura, filosofia... dava orgulho.

    Claro que muitas pessoas se sentem mais inclinadas a uma área ou outra, mas penso que um pouco de ambas faz bem. Eu mesma não sei para que campo seguir, muito menos que carreira tentar, rs.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Fátima, o que torna a vida interessante é o discordar :>)...Ser um cordeiro?? Deus me livre :>)... Quero mais é ser uma águia e alcançar o infinito. E Já pensou que maçante, se todos concordassem com a gente??? Eu que não quero ficar cercado de gente que bata palma pra tudo que falo, ou faço (que tédio, seria :>) ).
    Eu quero mais é desafiar e ser desafiado.
    Mas claro, sem violencia, ou arrogancia, prepotencia..., sempre buscando o aprimoramento mútuo.

    "Acreditar é monótono, duvidar é apaixonante, manter-se alerta: eis a vida!" (Oscar Wilde )

    ResponderExcluir
  7. Concordo que discordar é importante. Agora, como você disse, William, preservando-se o respeito. Assim nos tornamos pessoas muito melhores. :)

    ResponderExcluir
  8. Corrigindo. O mais exato não seria discordar (do nada?? Gratuitamente??? Meio sem sentido).
    Quando disse discordar, queria mesmo dizer: QUESTIONAR, duvidar, por a prova, testar. Acho QUESTIONAR, vital, para a evolução pessoal e social. Enfim questione tudo, e concorde ou não, até prova em contrário. :>)...

    ResponderExcluir

Comentários são uma das maneiras mais efetivas de se valorizar o trabalho de um blogueiro e retribuir, com poucas palavras, o trabalho árduo na elaboração dos posts. Por favor, deixe sua mensagem, positiva ou negativa. Será retribuída. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Recanto de Calíope © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects
Topo da página