Lançamentos #4: Martin Claret

Lançamentos é uma coluna em que mostro o que há de mais novo e interessante pelo meio literário, podendo adentrar outros meios também.
Olá, caros leitores!

Primeiramente, devo-lhes desculpas pelo hiatus em que coloquei o blog sem avisar previamente. Foram tantas coisas... escola, problemas emocionais, curso de espanhol... passei por um tempo difícil. É possível que vocês vejam os textos resultantes disso depois. Mas agora não. Chega de problemas por hora. Agora é hora de novidades. E as novidades são da nossa querida editora parceira Martin Claret!

Um dos motivos pelos quais procurei parceria com a Martin foi a coleção A Obra-Prima de Cada Autor, um conjunto de livros que reúne os grandes clássicos da literatura nacional e internacional, em formato de bolso e com preços acessíveis. A editora está constantemente ampliando essa coleção. A seguir, os lançamentos da coleção.


Til - José de Alencar


Publicada pela primeira vez em 1872, Til pertence, ao lado de O gaúcho, O sertanejo e O tronco do Ipê, ao regionalismo de José de Alencar e retrata o interior paulista. Nesse romance, a idealização da natureza, a narrativa leve e o subjetivismo da linguagem criam uma atmosfera suave, em que a inocência dos personagens centrais contrasta com a trama emaranhada e sanguinolenta. A beleza da natureza, tão valorizada e enaltecida pelos contemporâneos de Alencar, divide lugar com a brutalidade da realidade regional. Til é o apelido de Berta, moça “pequena, esbelta, ligeira, buliçosa” que se envolve nas mais intricadas tramas, sempre buscando ajudar os que precisam. Trata-se do ideal de heroína: doce, meiga, caridosa, mas também de coragem e impetuosidade únicas na literatura brasileira. Capaz de enfrentar jagunços, Berta não mede esforços ao buscar a realização de seus intentos. Violências, mistérios e triângulos amorosos constituem esta complicada e bela história.



O Moço Loiro - Joaquim Manuel de Macedo


Honorina, uma jovem e bela dama, sempre cercada de ilustres admiradores — e por isso alvo de inveja das moças da Corte —, começa a ser cortejada por um homem misterioso, conhecido apenas pela alcunha de “o Moço Loiro”. Ele está sempre por perto, como que onipresente, valendo-se de uma série de artimanhas para ocultar sua identidade. No entanto, as atenções da dama a esse misterioso cavalheiro começam a causar ciúmes naqueles que nutrem esperanças em conquistar o seu amor. Por causa de um deles, o mais fervoroso e o mais desprezado, Honorina e sua família acabam sofrendo as consequências de um plano perverso. Repleto de personagens charmosos e carismáticos, o romance de Joaquim Manuel de Macedo mistura doçura, ironia e comicidade. Trata-se de um belo retrato do Rio de Janeiro do século XIX.


Livro dos Provérbios de Salomão - Autor desconhecido


Provérbios são frases curtas, com a finalidade de exprimir sabedoria e fruto de uma verdade adquirida através da experiência. Salomão, filho de Davi e terceiro rei de Israel, ficou conhecido — durante milênios — por suas decisões justas e sábias. Nada mais natural, portanto, do que um Livro dos Provérbios de Salomão. Ele é indicado: “para conhecer sabedoria e disciplina, para penetrar as sentenças profundas, para adquirir disciplina e sensatez — justiça, direito e retidão —, para ensinar sagacidade aos ingênuos, conhecimento e reflexão ao jovem.” O diferencial desta edição é a tradução de Ivo Storniolo, filósofo, teólogo, escritor, estudioso da psicologia junguiana e biblista formado no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. É para ler, deliciar-se e aprender.


Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto


Policarpo Quaresma ama o Brasil. Ama porque é a terra mais fértil do mundo, porque tem a fauna e a flora mais lindas e exuberantes, porque é a cultura mais rica, a melhor comida, em variedade e sabores, porque possui as mulheres mais belas e, segundo ele, até mesmo... os melhores governantes. Funcionário público, fluente em tupi, estudioso da cultura indígena e grande apreciador das modinhas de violão — para ele, o único estilo de música verdadeiramente nacional —, Policarpo, como Dom Quixote de La Mancha, enfrenta moinhos de vento para provar a todos o seu ponto de vista, bradar ao mundo o amor por sua musa, não a Srta. Dulcineia de Toboso, mas a mui amada pátria brasileira. Mas, afinal, que fim poderia ter a aventura de Policarpo? Repleto de personagens fortes e carismáticos, o romance de Lima Barreto é, ao mesmo tempo, um ensaio sobre o idealismo, uma crítica profunda, mas permeada de comicidade, da realidade brasileira do fim do século XIX e início do XX e um retrato das mudanças pelas quais o Brasil passava naquele momento, como o despertar do feminismo. Lindo, inteligente, comovente! Um clássico da literatura nacional.


O Cristo Cósmico e os Essênios - Huberto Rohden


Jesus, o Cristo, é o personagem mais misterioso, enigmático e fascinante da História. Ninguém fica indiferente diante de sua força avassaladora. O Cristo Cósmico e os Essênios é uma feliz tentativa do filósofo e educador Huberto Rohden de esclarecer pontos obscuros da vida de Jesus, o Cristo. Milhares e milhares de livros foram escritos sobre o “Homem de Nazaré”. O período menos conhecido de sua vida abrange 18 anos — dos 12 aos 30 — , sobre os quais os evangelhos canônicos nada dizem. Publicada postumamente — a 1ª edição é de 1993 —, a obra também traz textos de outros autores, os quais ajudam a iluminar certas passagens pouco conhecidas da vida de Cristo.


Roteiro Cósmico - Huberto Rohden



A mais alta vocação e missão de todo ser humano é encontrar a si mesmo. Nesta busca evolutiva o homem tem sentido frustração e desespero, e poucos têm encontrado o verdadeiro rumo para sua autorrealização. Aqui, pensadores, antigos e modernos, por meio de Rohden, são convidados a nos dizer o que sabem sobre o Universo, Deus, ciência, religião e o homem. Os leitores que sabem poderão saber mais, e os que sofrem sofrerão menos. Este livro é um claro roteiro para o “cosmo interior e exterior” de cada um de nós.


* * * * *

E aí, lindos e lindas? O que acharam dos lançamentos da Martin? Após muito tempo sendo perturbada pelos blogueiros, a editora finalmente aceitou nos informar mensalmente acerca de seus lançamentos. Comentem!

6 comentários:

  1. Oi ..

    Os lançamentos não me chamaram a atenção .. Acho que não faz muito o meu estilo não =/

    Ótimo post!

    João Victor – Amigo do Livro
    • Administrador/Dono
    http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho que agora, a MC está melhorando as capas ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Que demais essa coleção! Vou procurar outros autores clássicos que façam parte dela.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Ah, não se preocupa todo mundo passa por problemas flor :) Nossa super bacana essa coleção, não conhecia, adorei, vou procurar mais livros.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  5. Estou achando o máximo que a MC está fazendo novas capas. ^^
    bjks

    ResponderExcluir
  6. Seu blog é muito interessante!
    Parabéns pelas postagens!!!
    Seguindo ;)

    http://imaginemia.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comentários são uma das maneiras mais efetivas de se valorizar o trabalho de um blogueiro e retribuir, com poucas palavras, o trabalho árduo na elaboração dos posts. Por favor, deixe sua mensagem, positiva ou negativa. Será retribuída. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Recanto de Calíope © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects
Topo da página